Acuracidade de estoque: qual a importância desse conceito?

Manter todos os indicadores de uma empresa nos trilhos não é uma tarefa simples. Planejar e seguir as estratégias logísticas é um grande desafio! Nesse sentido, manter a acuracidade de estoque é uma tarefa que exige muita dedicação.

Até porque, através de bons índices, é possível garantir a satisfação do cliente, a redução de custos, a identificação de falhas e a otimização de diversos processos. 

Então, se você quer saber como realizar tal monitoramento, fique por aqui, pois é sobre isso que falaremos!

Vamos te mostrar o que fazer para melhorar a gestão de estoque e evitar prejuízos.

Entenda o que é Acuracidade de Estoque

“Acuracidade” é um termo que está relacionado à precisão. De tal forma, quando inserida no contexto logístico, quer dizer que algo é exato, preciso, certeiro. 

Em outras palavras, a acuracidade de estoque quer dizer que há equivalência entre o que está registrado no sistema e o que, de fato, consta do galpão físico

Assim, quanto maior for a acuracidade, menor será a divergência entre os sistemas de controle e a realidade. Consequentemente, menores serão as chances de falhas na hora de realizar uma venda ou separar um pedido, por exemplo.

Qual a importância da Acuracidade de Estoque?

Uma empresa com bons índices de acuracidade de estoque apresenta margens de erro reduzidas. Logo, o benefício disso pode ser sentido e medido no dia a dia, na prática e também em relatórios. 

Afinal, através da visualização em tempo real do armazém, diferentes aspectos podem ser impactados positivamente. Veja algumas vantagens: 

Agilidade na entrega

Quanto maior for a precisão dos dados de estoque, maior será a eficácia das atividades. 

Imagine, por exemplo, o tempo que um colaborador pode perder tentando achar determinado produto que o sistema diz que tem, mas que na verdade, não tem. Pense na demora até identificar a falha e conseguir corrigi-la.

Por outro lado, com uma boa acuracidade, esse tipo de problema pode ser evitado e o pedido separado com maior rapidez.

Estoque confiável

Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, quando os números do estoque físico batem com o estoque digital, obviamente, podemos contar com maior segurança na comercialização

Ou seja, nesse caso, um produto indisponível jamais será vendido equivocadamente.

Redução de custos e perdas 

Através de contagens frequentes e precisas de estoque, a gestão é capaz de identificar perdas, falhas e inconsistências com maior facilidade. Assim, as divergências não se acumulam e não tomam proporções irreversíveis.

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), em 2018 as perdas no varejo foram de R$ 21,46 bilhões. E sabe qual foi uma das principais causas? Pois é, erros de inventário (13%).

Segurança na tomada de decisão 

Outro grande benefício que seu negócio pode obter por meio de bons índices de acuracidade de estoque é a tranquilidade na hora de tomar decisões. 

Isso porque, contando com informações precisas, é possível conhecer a real situação do armazém e ter maior segurança quando for negociar uma compra ou venda, por exemplo.

 

Leia também:

Eficiência industrial: 8 erros que acabam com a produtividade

O que é controle de matéria-prima e como realizar?

 

Como obter o índice de Acuracidade do seu estoque?

Agora que você já sabe qual o conceito de acuracidade e como os bons níveis desse indicador podem favorecer sua empresa, a dúvida que fica é: “mas como é feito o cálculo da acuracidade?”.

Bom, o fator referente ao estoque pode ser encontrado de forma muito simples e baseado na avaliação de cada item separadamente ou no total armazenado. 

Porém, independentemente de qual seja a opção escolhida, basta que o número encontrado na contagem do estoque físico seja dividido pelo total que consta no sistema. O resultado deve ser multiplicado por 100.

Para exemplificar, suponha o seguinte:

  • Estoque físico: 140 unidades do produto A;
  • Sistema: 155 unidades do produto A;

Logo: 140 ÷ 155 = 0,90; 

e 0,90 x 100 = 90%.  

Portanto, o índice de acuracidade é igual a 90%.

Embora o valor ideal da acuracidade de estoque possa variar de acordo com o tipo de mercadoria, em geral, índices acima de 95% são considerados bons.

O que fazer para melhorar a Acuracidade de Estoque?

Depois de aplicar a fórmula acima à realidade da sua empresa, vamos supor agora, que o resultado não tenha sido muito satisfatório. E aí, como melhorar esse indicador e evitar que o problema tome maiores proporções?

Confira 4 dicas a seguir:

1. Domine os processos

Nossa primeira recomendação para que você consiga aumentar a acuracidade de estoque é conhecer as operações do seu negócio de ponta a ponta. 

Dessa maneira, você terá maior domínio dos processos e conseguirá identificar onde estão os maiores problemas para adotar medidas que revertam e otimizem os indicadores de modo geral.

2. Identifique bem as mercadorias

A segunda dica diz respeito à identificação dos seus produtos. É indispensável ao seu controle de estoque que os nomes, números e descrições sejam claros, objetivos, consistentes e visíveis.

Ainda que pareça óbvio recorrer ao código de barras, acredite, não é! Apesar de muito eficiente, a estratégia é ignorada por muitas organizações.

3. Faça contagens cíclicas

Apostar na contagem cíclica — aquela que acontece sem a necessidade de paralisação das atividades — é altamente recomendado, pois isso evita que pequenas divergências virem uma “bola de neve”.

Para tanto, é fundamental investir em um software de qualidade capaz de gerar, automaticamente, ordens de contagem e registros dos produtos auditados.

4. Esteja equipado

Além do investimento em tecnologia, é imprescindível ainda, que você invista na sua equipe e nos seus equipamentos.

Por isso, ofereça treinamentos que mostrem como o controle de estoque deve ser realizado e qual a importância de seguir métodos que consigam “cercar” os possíveis equívocos.

Além disso, é de suma importância contar com maquinário moderno, pois isso não só aumenta a produtividade, como evita que insumos sejam desperdiçados

Um bom exemplo é o processo de ensacamento de produtos, onde pode haver um grande desperdício se o maquinário não for eficiente.

Por fim, não raramente, o estoque começa a apresentar problemas devido à retirada indevida de um material aqui e outro ali que são usados para que a produção não pare e acabam não sendo repostos.

Portanto, contar com equipamentos eficientes e que apresentem alta capacidade de aproveitamento da matéria-prima é essencial.

Cuide do índice de acuracidade do seu estoque e evite prejuízos desencadeados por falta de organização e de ferramentas adequadas!

Conheça a ensacadeira Embrasack.

 

COMPARTILHE:

Mais postagens

WhatsApp
Estamos online. Podemos ajudar?
Fale conosco pelo WhatsApp!